Pesquisa

Percussion

Como doutorado, realizei um projeto de pesquisa para o departamento científico de musicologia da  Escola de Música da Universidade em Dresden na Alemanha. A minha monitoria foi formada por: Prof. Dr. Heinemann e Prof. Dr. Tiago de Oliveira Pinto. O projeto é enfocado na pesquisa sobre a percussão brasileira e todo o seu contexto sócio-cultural. O resultado deste processo de pesquisa resultou no documentário 'Brasilianische Grooves' incluindo uma analise da micro-ritmía dos ritmos populares baianos complementado por uma síntese das entrevistas abrangentes com os músicos populares brasileiros. 

O confronto com a cultura musical no Brasil mudou o meu ponto de vista e me dirigiu para minha responsabilidade social e intercultural. Quero estabelecer uma troca de conhecimentos e também estimular a compreensão mútua das culturas.

O desenvolvimento econômico na Alemanha influencia ou às vezes dificulta até impedindo os processos criativos musicais dentro dos meios sociais. O que me interessa em relação ao Brasil, é o que vai acontecer com a música folclórica neste país, que está para se tornar um dos  cinco mais poderosos em respeito ao desenvolvimento econômico.

Para debater esta pergunta, quero entrevistar músicos populares brasileiros e deixá-los falar sobre a situação atual de um músico que atua no mercado de trabalho brasileiro. Também quero mostrar as mudanças musicais dos ritmos percussivos brasileiros  através de uma análise de gravações. (Software-Análise / Àudio-Análise).

A minha intenção é mostrar o valor e a importância que a música folclórica tem para um país como o Brasil. Os mecanismos sociais oferecidos pela música têm o poder de contribuir para uma sociedade equitativa.

Aqui tem alguns videos da minha pesquisa na Bahia: